Notas de Serviço do Anexo III foram interpretadas como Anexo III Exterior. Como corrigir?

A identificação como Anexo III Exterior é realizada pela ferramenta quando o XML da nota fiscal de serviço apresenta uma das seguintes condições:

  • Ausência de dados do Tomador no XML;

  • Ausência da localização (município/UF) do Tomador no XML.

Sem essas informações, o sistema não consegue identificar corretamente o Anexo do serviço, e por padrão, a enquadra como prestação de serviço ao exterior.


Para realizar a correção da interpretação do Anexo correto para as prestações de serviço, siga os passos descritos abaixo:

  1. Acesse a tela de Nota Fiscal de Saída Vá até a tela Nota Fiscal de Saída da empresa em que as notas foram importadas.

  2. Localize e selecione as notas afetadas Marque as notas de serviço que foram classificadas como Anexo III Exterior.

  3. Selecione a operação "Alterar CFOP" Clique em "Selecione a operação" e escolha a opção "Alterar CFOP".

  4. Clique em "Realizar operação em lote" Após selecionar a operação, clique no botão "Realizar operação em lote" para iniciar a alteração.

  5. Altere o CFOP na nova tela

    • No campo CFOP de Origem, insira o CFOP que foi atribuído incorretamente (ex: 7933, utilizado para serviços ao exterior)

    • No campo CFOP de Destino, insira o CFOP correto da prestação de serviço (ex: 5933, referente à operação interna).

  6. Confirme a alteração Finalize o processo clicando em "Confirmar".

Last updated