Fórmula
O menu de Fórmulas do DIFAL consistem em métodos de cálculos separados por filtros específicos. Ao abrir o painel, podemos visualizar a seguinte tela:

A tela de Fórmulas do DIFAL são separadas entre três filtros, eles são:

Ambos operam da mesma maneira, permitindo criar fórmulas de cálculo gerais que, vinculadas ao escritório, se aplicam a todas as empresas cadastradas ou, mais especificamente, por empresas, sendo aplicada diretamente e unicamente na empresa vinculada à fórmula.
Para editar uma regra já existente, basta clicar no corpo do registro dentro da própria visualização das regras existentes, conforme o exemplo:

Cadastrando uma nova fórmula
Para realizar o cadastro de uma nova fórmula basta clicar no ícone preto "Adicionar" no canto superior esquerdo da imagem e, logo em seguida, visualizar a seguinte aba:

Observação: Caso seja selecionado para criar uma nova fórmula para uma empresa específica, um segundo campo chamado "Empresa" será disponibilizado abaixo do "Estado" para realizar a seleção.
Após a visualização do painel, é possível checar quais fórmulas já existem e cadastrar uma nova no botão laranja "Adicionar". Ao clicar em adicionar, o seguinte campo será disponibilizado:

Para realizar o preenchimento, basta preencher os seguintes campos:
1. Operação DIFAL
Esse campo permite definir o tipo de notas de entradapara a qual a fórmula será aplicada: "Mercadoria para Revenda" ou "Uso Consumo/Imobilizado".
2. Composição Valor Item
Aqui você pode selecionar quais elementos devem compor o valor do item para o cálculo do DIFAL. As opções incluem:
Outras Despesas
Desconto
Seguro
Frete
IPI
3. Percentual Fixo
Ativando esta opção, você pode utilizar um percentual fixo no cálculo do DIFAL. É uma escolha que pode ser ajustada conforme necessário. Em caso de ativação, as seguintes opções serão mostradas:

Deste modo, é possível identificar quais produtos serão considerados dentre nacionais e importados, determinando um percentual fixo para o cálculo e os valores.
4. Composição de Origem do Item
Esta seção define como será composta a origem do item para o cálculo do DIFAL e sua prioridade, com três opções principais:

Observação: Existe um ícone "?" ao lado de cada item que especifica como funcionará a prioridade do cálculo.
Origem ICMS: Baseia-se na origem do ICMS.
Alíquota do ICMS: Considera apenas a alíquota do ICMS.
Origem + Alíquota do ICMS: Combina a origem e a alíquota do ICMS.
5. Diferenciar Cálculo Simples / Real e Presumido
Aqui, você pode ativar a opção de diferenciar o cálculo para os regimes tributários Simples Nacional, Real e Presumido. Isso garante que o cálculo seja adequado ao regime específico da empresa.
6. Fórmula Simples
Neste campo, você pode inserir uma fórmula personalizada para o cálculo do DIFAL. A fórmula pode usar variáveis como:
ValorItem
AliquotaInterna
AliquotaExterna
AliquotaInterestadual
AliquotaFECOEP
AliquotaBeneficio
Exemplo:
Fórmula Padrão de cálculo do Simples Nacional
(({ValorItem} - ({ValorItem} * {AliquotaInterestadual})) / (1 - {AliquotaInterna})) * {AliquotaInterna} - ({ValorItem} * {AliquotaInterestadual}) Após o preenchimento, basta clicar em salvar e a nova fórmula estará ativa.
Last updated